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Adequação do pneu ao uso

Para se obter os melhores resultados em termos de aderência, duração e segurança, é fundamental que os pneus sejam adequadamente utilizados.

 

Sem dúvida alguma, a pressão correta proporciona ao pneu um apoio perfeito no solo e, desta forma, a banda de rodagem desenvolve um desgaste normal e regular. Por outro lado, quando a pressão de enchimento é excessiva, o pneu apóia-se mais na faixa central da banda de rodagem – o que, além de ocasionar o desgaste mais rápido do pneu, também prejudica o conforto dos passageiros e todos os componentes da suspensão do veículo. 

 

Ao contrário, quando a pressão de enchimento dos pneus é insuficiente, o pneu tende a se apoiar mais nas laterais da banda de rodagem, fazendo com que estas se desgastem mais rapidamente. Além disso, o pneu sofre um flexionamento maior, contribuindo para uma maior geração de calor, prejudicando toda a sua estrutura.

 

 

Portanto, somente a pressão correta proporciona ao pneu um perfeito apoio no solo. Desta forma, a banda de rodagem apresenta um desgaste mais uniforme e, conseqüentemente, a vida útil do pneu é ampliada. Neste caso, ocorre menor geração de calor na carcaça, o que também contribui para sua maior vida útil.

 

A pressão de enchimento deve ser aquela indicada pelo fabricante do veículo e do pneu. O seu controle deve ser feito pelo menos uma vez por semana, com os pneus sempre frios, porque eles se aquecem durante o rodar e o calor provoca o aumento da pressão inicial. 

 

Procure utilizar nesta operação um calibrador devidamente aferido, e lembre-se de calibrar também o estepe!

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