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A importância de saber - ler - o pneu

Existe uma série de informações escritas na lateral dos pneus: a medida do pneu, limites de uso, dados de fabricação, etc. Compreender essas informações é fundamental para ter certeza de que está utilizando o pneu correto para o seu trabalho.

 

A forma de descrever a medida depende de sua construção. 11.00R22 indica um pneu com 11 polegadas de largura da seção (parte mais larga do pneu, mais ou menos na metade da altura de sua lateral). R indica que é um pneu radial e 22 é a medida do aro, em polegadas. A altura da seção desse pneu também é de 11 polegadas. Se, ao invés de R existir um “X” ou um traço (“-“), então o pneu é de construção diagonal (11.00X22 ou 11.00-22).

 

Já um radial de perfil baixo tem sua medida descrita em milímetros. 295/80R22,5 indica uma seção com 295 mm de largura. O índice a seguir (/80) indica que a altura da seção corresponde a 80 % da altura ou seja, é um pneu mais largo e baixo, se comparado com o anterior.

 

R indica a construção radial e 22,5 é a medida do aro em polegadas. Em ambos os casos, a largura corresponde à seção (11 pol. ou 295 mm) e não à largura da banda de rodagem.

 

A inscrição “TUBELESS” informa que o pneu é sem câmara, e “TUBE TYPE” é com câmara, sendo necessário ainda o uso de protetor na montagem. 

 

Outros índices são os limites de peso e velocidade, ambos indicados por meio de códigos e traduzidos por tabelas específicas. O peso é representado por um conjunto de números: 150/146, por ex. Os três primeiros indicam o peso máximo por pneu em montagem simples (eixo dianteiro) e os três últimos o máximo por pneu para montagem dupla (eixos traseiros). No exemplo, os pesos seriam de 3.350 kg e 3.000 kg, respectivamente. 

 

A velocidade máxima determinada é representada por uma letra. Na maioria dos pneu de carga esse limite é “K”, e equivale a 110 km/h.

 

Outra informação refere-se à pressão de calibragem, mas aqui é necessário saber um pouco de inglês. Na lateral consta qual é a pressão máxima, por ex. 120 PSI, medida com o pneu frio e admitida para uma carga máxima transportável. Essa é a pressão máxima, mas não significa que seja a pressão a ser usada. O correto depende unicamente do peso a ser transportado.

 

Outras informações referem-se a dados de fabricação, número de série, data e local de produção e a marcações internas dos fabricantes. Ao comprar pneus, exija de seu fornecedor essas informações, para poder usar os pneus corretamente e obter deles o melhor resultado.

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